quinta-feira, 31 de março de 2016

 Literatura



Literatura  conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero etc. O termo provém do latim literatura, "arte de escrever literatura", a partir da palavra latina litera, "letra".
"Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra." (Aristóteles, Grécia Clássica);

"A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento." (Hippolyte Taine, pensador determinista, metade do século XIX);

"A Literatura é arte e só pode ser encarada como arte." (Doutrina da arte pela arte, fins do século XIX);

"O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre, filósofo francês, século XX;

"É com bons sentimentos que se faz Literatura ruim." (André Gide, escritor francês, século XX);

"A distinção entre Literatura e as demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a forma do verbo." (LIMA, Alceu Amoroso. A estética literária e o crítico. 2. ed. Rio de Janeiro, AGIR, 1954. p 54-5.)

"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio." (COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)
Literatura é uma arte, composta por tais linguagens .Sendo elas verbais ou não verbais, ou mesmo um linguagens mista (é a junção dessa linguagens).
Por exemplo:
-Literatura de Linguagem verbal:




*Composta totalmente por palavras, sem imagens ou fotografia. Como história escrita, entre outras narrativas.


 -Literatura de Linguagem não verbal:





*Composta totalmente por imagens, sem palavras .Como em alguns cartuns , quadrinhos ,charges ,entre outras literaturas

  -Literatura de linguagem mista :



 *Composta pelo uso das duas linguagens ,verbais e não verbais .Como em alguns gibis ,charges , literaturas infantis entre outras literaturas .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Literatura Hoje

Hoje existe milhares temas de literatura , podendo ser : uma crônica , ficção ,documentários ,poesia , filosofia , culinária ,histórias ou estória entre muitas outras literaturas ,compõe o mundo da linguagem .
Há diferentes gostos no mundo da literatura ,sendo eles gostados por diferentes públicos ,como :
-Literaturas de gibis e contos ,adequado ao público infantil
-Literaturas de ficções e romances ,adequados ao público juvenil
-Literaturas de documentário e revistas ,adequado ao público adulto
O tipo de literatura mais lido é a ficção ,podendo ser uma delas os livros ,como :
-Dom Quixote -Miguel de Cervantes




- Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling



-O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minha literatura :

Bem ,onde estudo ,é comprado livros paradidáticos ,que  são cobrados em uma prova ,chamado Portonotre . É um simulado da Língua Portuguesa ,incluindo os livros paradidáticos .
 Por exemplo terminei de ler um livro chamado "Terror do 6ºB e Outras Histórias". bem é um livro que conta sobre alunos que tiveram situação difíceis ,estranha e engraçadas ,dentro e fora da escola. Uma das mais marcantes histórias é do "Terror do 6ºB" ,que conta sobre um aluno conhecido como  "Terror do 6ºB" ,por fazer várias travessuras , um dia faz com seu professor de Inglês , onde no fim fica muito doente.
Escrito por Yolanda Reyes, tradução de André de Oliveira Lima, ilustrações de Daniel Rabanal, da Editora FTD Educação participaram na criação desse livro. Prêmio Novos Talentos, da Fundação para o Fomento da Leitura (Fundalectura), em 1994, Colômbia. Obra selecionada para o catálogo White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, na Alemanha, em 1995.
Composto por 71 páginas, sendo 8 capítulos, com situação difíceis. Recomendo a para uma literatura interessante, pois pode ter havido algo parecido com você leitor, com aventuras impressionante, pra um público pré adolescente e juvenil.



Está por vir novas literaturas, uma mais divertidas do que a outra, como :
-As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka. Editora Rovelle-Para as crianças



-P.S. Ainda Amo Você, de Jenny Han. Editora Intrínseca-Para os adolescentes



-A Ditadura Acabada, de Elio Gaspari. Editora Intrínseca-Para os adultos



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|*Técnicas e Dicas para melhorar sua leitura*|

As crianças normalmente aprendem a ler entre os 5 e 7 anos. No entanto, isso é apenas o começo. O nosso nível de leitura evolui e melhora com a prática e ao longo dos anos e, com técnicas de leitura apropriadas, o resultado pode ser excepcional.
E para aquelas que tem dificuldade na leitura, trago técnicas e dicas pra fazer uma leitura "Concentrada", "Veloz", "Compreensiva" e que "Memorize", como:
#1 Concentração

Pensamos que a concentração significa dizer SIM ao que queres se concentrar. Mas isso é não totalmente o que significa. Concentrar-se significa dizer NÃO às outras centenas de boas ideias que estão presentes. Tem que escolher com cuidado. Estou tão orgulhoso das coisas que fizemos como das coisas que não fizemos.
Por tanto, concentração significa dizer NÃO a verificar o teu celular ou redes sociais, olhar para o horizonte, a ler notícias etc. Concentração significa dizer NÃO à multitarefa e focar somente na leitura.
-*-*-*-
#2 Velocidade

Aqui tens alguns segredos que te ajudarão a ler rapidamente:

1. Foque em sua velocidade primeiro: o seu nível de compreensão melhorará com a prática.
2  Use um guia (o dedo, uma caneta ou mesmo uma folha de  de papel) para evitar que se perca.
3. Minimize a tua regressão: evite ficar voltando muito.
4. Aumente o seu campo de visão
5. Movimente seus olhos inteligentemente
6. Não leias em voz alta nem mesmo para si mesmo: isso reduz sua capacidade de leitura por cerca de 250 palavras por minuto. Lembre-se: seu cérebro é mais rápido que a sua língua.

A maioria destes conselhos têm como objetivo reduzir o movimento dos olhos, um dos principais inimigos da leitura rápida.

    “Quando lemos, implementamos uns 80% do tempo movendo os nossos olhos de palavra a palavra e somente uns 20% processando o significado”
-*-*-*-
#3 Compreensão

Diferentes tipos de leitura requerem diferentes níveis de compreensão: ler um livro de Harry Potter não é o mesmo que ler um texto científico. Por isso, antes de começar a ler, analise que tipo de texto irá enfrentar e qual é o teu objetivo ao lê-lo. Confira o mapa mental abaixo com algumas dicas:


-*-*-*-
#4 Memorização

    “Nos esquecemos de 50% do que aprendemos em aproximadamente uma hora a não ser que regularmente coloquemos em prática o que revisamos.”

Lembre-se: A repetição é a base da aprendizagem.

A questão é como levar a cabo esta repetição. Para isso existem vários métodos:

   - Tomar notas é uma das formas mais comuns e efetivas de repetição;
   - Ensinar outra pessoa. “Ensinar é aprender por segunda vez”;
   - Os Mapas Mentais te ajudam a por tudo em perspectiva, criar novas conexões e ideias.

quarta-feira, 30 de março de 2016

cinema



                        

                                                                                                                                                    
                                     



         Cinema (do grego: κίνημα - kinema "movimento") é a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras (câmaras) adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.
Os filmes são assim constituídos por uma série de imagens impressas em determinado suporte, alinhadas em sequência, chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de observar movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão: o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a sua fonte ter saído do campo da visão. O espectador tem assim a ilusão de movimento, devido a um efeito psicológico chamado movimento beta.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem (dobragem) ou pelas legendas, que traduzem o diálogo noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares.


                                                                COMO:

                                   








     

Forró-Do Nordeste

  Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pébate-chinelafobó.
Além do forró tradicional, denominado pé-de-serra.



 Existem outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulistano final da década de 90, que é uma espécie de revitalização do forró tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos instrumentos tradicionais, sendo a principal característica os três passos básicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca.

Significa

O termo "forró", é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodócorruptela do francês faux-bourdon, que teria a conotação dedesentoação.

História

 Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão"já em fins do século XIX.O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950.

Gênero musical


O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco.































Literatura Brasileira




Quinhentismo (século XVI)

Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagem) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco (século XVII)

Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo (século XVIII)

O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção das obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo (século XIX)

A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Realismo - Naturalismo (segunda metade do século XIX)

Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.

Parnasianismo (final do século XIX e início do século XX)

O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

Simbolismo (fins do século XIX)

Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré-Modernismo (1902 até 1922)

Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.

Modernismo (1922 a 1930)

Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.

Neo-Realismo (1930 a 1945)

Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.

Você sabia?

- Um dos eventos literários mais importantes do Brasil é a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Em 2015, ela ocorrerá entre os dias 1 e 5 de julho.

- É comemorado em 1º de maio o Dia da Literatura Brasileira.

BREAK DANCE








O BREAK É MUITO UTILIZADO EM AULAS DE DANÇA,GERALMENTE PARA MENINOS EM QUE USA MUITO OS BRAÇOS


DANÇAS DE MANEIRAS DIFERENTES ( BALÉ PROFISSIONAL)

     
                                               

       Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na InglaterraRússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.
           O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.
      Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.